MagLev Cobra começa a operar no Brasil antes da Copa de 2014?


Concepção artística do Maglev Cobra

O MagLev é a aposta futura para trens de passageiros. MagLev significa Levitação Magnética. O trem fica pouco acima do trilho, boiando pela ação do magnetismo. O que vai permitir velocidades acima dos 500 km/hora. Matéria da Agencia Brasil (via JB) conta que existe um estudo para se instalar um trem MagLev experimental no Brasil já no ano que vem:

O sistema de transporte público do Brasil terá em operação, antes da Copa de 2014, o primeiro trem de levitação magnética, cujas obras foram iniciadas em abril deste ano a partir de um projeto desenvolvido pelo Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup), do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
(...)
O Maglev-Cobra não consumirá combustível fóssil. “Ele não é movido a combustão. É todo elétrico”. Mesmo comparado a um trem elétrico, o professor indicou que o consumo deve ser menor porque no trem de levitação não existe o problema de atrito da roda com o trilho. “É um veículo que não tem contato mecânico. Isto diminui o consumo de energia. É um consumo menor de energia, comparado com um veículo elétrico também”, ressaltou.
Os módulos do trem de levitação magnética estão sendo construídos na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, pela empresa Holos. A Coppe informou, por meio da assessoria de imprensa, que as obras de infraestrutura do trem de levitação magnética chegam a ser 70% mais econômicas do que as obras de um metrô subterrâneo, cujo custo atinge em torno de R$ 100 milhões por quilômetro. Os pesquisadores estimam que o trem de levitação poderá ser implantado por cerca de R$ 33 milhões por quilômetro.


Comentários

  1. A tecnologia é originária de que país? Quais as diferenças com os TAV que estão operando em muitos lugares?
    Gostaria de ver um modelo "suspenso" pelo teto, apoiado em estruturas, deixando o solo livre para circulação de outros veículos e pedestres...

    ResponderExcluir
  2. A diferença é que o Maglev COBRA, é baseado em supercondutores, que já são conhecidos a muito tempo, sempre sendo melhorados, um transporte baseado neles é um sonho MUNDIAL! E os brasileiros foram os primeiros a conquistar, o Brasil realizou o sonho e o mundo inteiro vai comprar, o mínimo que deveria ser investido é 1 bilhão de reais, o equivalente a 3km de metro em SP. investiram 5+5 milhões.

    ResponderExcluir
  3. Essa é a revolução do transporte urbano MUNDIAL, China vai comprar aos montes, deve ser investido em toda infraestrutura de fabricação, dominar a fabricação do supercondutor de tipo II, criar todo o industrial, pq a demanda vai ser grande, e vai elevar o Brasil para um novo patamar de exportação de alta tecnologia. Além é claro da solução para o trânsito de nossas cidades!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas