O Globo: à espera do trem

Foto: Gustavo Stephan

Trechos de matéria publicada pelo jornal O Globo no dia 2 de julho de 2013:

RIO - É como se estivéssemos estagnados há quase cem anos. Hoje existem tantos trilhos no Brasil quanto havia na década de 1920, quase 30 mil quilômetros. Abandonada após o Plano Nacional de Erradicação de Ramais Ferroviária, nos anos 50, boa parte da malha ferroviária brasileira desapareceu. Os planos do governo são, porém, razão de otimismo para alguns. A reboque dos protestos que eclodem por todo o território nacional, na semana passada a presidente Dilma Rouseeff anunciou um pacote de R$ 50 bilhões para a mobilidade urbana, apesar de seu governo ter gasto apenas 16% do que foi posto no papel para este ano. 
(...)
Mas o projeto de transporte de passageiros que mais chama atenção, e provoca polêmicas, é mesmo o do trem-bala, que, segundo as últimas contas divulgadas, já beira custar R$ 35 bilhões para sair do papel. Para além do trem-bala, há outras discussões de transporte de passageiros entre municípios e estados. Um levantamento feito pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nos anos 90 listou 64 trechos para potenciais trens de passageiros. O Ministério dos Transportes escolheu 14 trechos, ou 1,9 mil quilômetros de trilhos, como prioridade. Não há, contudo, um plano de investimentos já traçado, como no caso dos trens de carga.


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