Hyperloop: o futuro do trem chega no dia 12 de agosto?


O que é Hyperloop? Seu idealizador, o empresário Elon Musk diz que é uma categoria à parte nos transportes. A idéia basica é mostrada nessa ilustração acima. Conforme chegam, os passageiros são acomodados nesses veículos e despachados. O Hyperloop viajaria em tubos à vácuo,  utilizando o princípio básico da levitação magnética. Musk prometeu ontem que vai apresentar o primeiro desenho oficial de sua criação no próximo dia 12 de agosto.

Ele quer começar ligando os dois grandes centros da California, San Francisco e Los Angeles. A velocidade está bem acima dos aviões: 1200 km/hora. A viagem duraria apenas meia hora. E os custos seriam equivalentes a um décimo do que está sendo usado na instalação de um trem-bala convencional entre as duas cidades. Uma ligação São Paulo-Rio pelo Hyperloop seria feita em 23 minutos.



O sistema teria ainda outras vantagens, segundo Elon Musk. Seria imune às condições meteorológicas, o mais barato meio de transporte (por ser auto-sutentável com baterias solares), o mais seguro e não dependeria de horários. Partiria assim que estivesse ocupado.  

Não é um conceito completamente novo. A ideia de mover pessoas em tubos "pneumáticos" existe desde os tempos de Julio Verne, no fim do século 19:


Mas o Hyperloop vai muito além dessa concepção. É o conceito mais revolucionário de transportes surgido últimos tempos. Dia 12 próximo saberemos de mais detalhes.

Elon Musk

Comentários

Postagens mais visitadas