Thalys: o avião sobre trilhos


Existe um princípio básico em qualquer política de transportes. Para longas distâncias, o avião é fundamental. Para médias e curtas distâncias, o trem é muito melhor. O Thalys foi projetado para substituir o avião na rota Amsterdam-Antuérpia-Bruxelas-Paris. Tem o serviço e o design de interiores parecidos com os das companhias aéreas. Com muito mais conforto.

São 11 viagens por dia, que duram pouco mais de 3 horas. Um vôo direto dura 3 vezes menos. Mas isso não inclui os traslados até os aeroportos de Schiphol e Charles De Gaulle. O Thalys liga os centros da cidade. Serve suas refeições com bom vinho e tem conexão wi-fi por satélite. (Para os passageiros com consciência ambiental, é bom saber que uma viagem no Thalys provoca a emissão de 7 quilos de carbono. A mesma viagem de avião gera onze vezes mais: 81 kg de CO2).



Não é um serviço barato. Uma passagem na Segunda Classe custa a partir de 130 Euros e a de Primeira começa em 205 Euros. Mas o Thalys faz parte dos serviços oferecidos nos passes da EurailPass, desde que se faça uma reserva. O trem sai da Amsterdam Centraal, faz paradas em Antuérpia e Bruxelas (na Bélgica) e termina sua viagem na Gare du Nord, em Paris.


Comentários

Postagens mais visitadas