Elipsos, o trem-hotel


Fotos: Dagomir Marquezi

Para escrever o guia Europa de Trem 2010 eu viajei no Elipsos, um dos mais famosos trens-hotéis do continente. Embarquei na estação Austerlitz, em Paris, durante a noite. Minha cabine era a de categoria mais simples, mas muito confortável. Ela oferece um sofá, uma cama-beliche, guarda-roupa e pia. O banheiro era coletivo.


A melhor cabine (e mais cara) é a Gran Class. Ela tem comodidades raras como um banheiro exclusivo e um chuveiro para seus ocupantes:


No carro-restaurante o Elipsos oferece um jantar de qualidade superior ao dos trens convencionais:


E o carro-bar vai além do simples lanche. Veja por exemplo a máquina de café expresso. Seu balcão reúne os passageiros sem sono em busca de novas amizades internacionais.


O Elipsos está incluído no preço do Eurailpass, mas para viajar nele é preciso pagar uma taxa de reserva ao redor dos 100 Euros. O preço vale. Dormir com o balanço de um trem é uma experiência única. Antes que a madrugada daquele março de 2010 terminasse fui despertado para o café da manhã. Nas primeiras horas da manhã cheguei à Estação de França, em Barcelona.

Para conhecer mais detalhes sobre o Elipsos, clique aqui para acessar seu site oficial. Se você estiver interessado, existe outro serviço ligando Paris a Madri.

Comentários

Postagens mais visitadas