Estrada de Ferro Carajás: a outra metade do que sobrou das ferrovias para passageiros no Brasil


Foto: Cristiano R. de Oliveira

O Brasil tem apenas duas linhas de trem de longa distância, as duas operadas pela empresa Vale. Uma é a Estrada de Ferro Vitória-Minas.  A outra é a Estrada de Ferro Carajás. Ela liga as minas de Carajás, no Pará, aos portos de São Luís, no Maranhão.

A linha tem 892 km e passa pelos municípios de Santa Inês, Açailândia, Marabá e Paraupebas. O objetivo principal da EFC é o transporte de minérios. Algumas das maiores composições de carga do mundo circulam por essa linha. Alguns comboios se estendem por 330 vagões puxadas por 3 locomotivas.

1.500 passageiros usam o trem diariamente. O serviço é muito simples, o equipamento, muito antigo. O site oficial da ferrovia é praticamente não-existente. É o o ponto de descaso a que chegaram as ferrovias de passageiros no Brasil. Mesmo com toda essa precariedade, a EF Carajás representa (com a EFVM) uma resistência heróica contra a destruição total.

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