TGV: de Paris a Marselha em 3 horas (com queijos e vinho)

Fotos: Dagomir Marquezi

Para escrever o guia Europa de Trem 2010 eu me propus a um desafio, por sinal bem agradável. Minha ideia era usar o trem de alta velocidade francês (TGV) para acordar em Paris e almoçar em Marselha, do outro lado do país. Não foi exatamente o que aconteceu.

Na verdade eu embarquei em Paris (gelada no inverno) e almocei uma tábua de queijos e pães acompanhados de um vinho merlot voando baixo (360 km/h) a bordo do TGV. Mas o café eu tomei sob o sol quente de Marselha, admirando os iates ancorados no Quai Du Port.


O que eu pretendia era mostrar na prática como funciona um país com trens rápidos. A distância de quase 800 km foi vencida em pouco mais de 3 horas, ligando o centro de uma cidade ao outro. E eu tinha cruzado praticamente o país todo, de Paris até a costa do Mediterrâneo, via Lyon. Como eu já possuía o Eurailpass, tive que pagar apenas 3 euros pela reserva no TGV. Queijos e vinho a bordo custaram um total de 15 euros. Dei uma volta pela cidade e no início da noite já estava de novo a bordo para jantar em Paris.

Os detalhes dessa viagem você encontra no Guia Europa de Trem 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas