Diário do Rio:"História do saudoso Trem de Prata"


História do saudoso Trem de Prata
Felipe Lucena

Não faz muito tempo que o Rio de Janeiro teve um trem que ligava a Cidade Maravilhosa até São Paulo. Luxuoso e histórico, o Trem de Prata deixou saudades.

Após mais de quatro décadas operando as viagens de trem entre Rio de Janeiro e São Paulo, no ano de 1991, o trem Santa Cruz fez sua última viagem. Um dos grandes motivos para a pausa dos serviços foram os atrasos e problemas na conservação da via férrea.

Com o fim dos serviços do trem Santa Cruz, passageiros que costumavam fazer a viagem e a Rede Ferroviária Federal sentiram. O percurso Rio-São Paulo era um dos mais procurados à época.

“Quem também sentiu o baque foram as agências de viagem. Muitas delas tinham os pacotes do Trem de Prata como sua principal fonte de receita”, conta a pesquisadora e turismóloga Ana Maria Farias.


Já em 1993, ficou decido, através do edital de licitação 033/SR-3/93, que a iniciativa privada ficaria responsável pela organização do serviço e venda de passagens, cabendo à Rede Ferroviária Federal a locação de 25 carros Budd e de locomotivas.

Em outubro de 1993, o Consórcio Trem de Prata – composto pelas empresas União Interestadual de Transportes de Luxo, Interférrea Logística e Portobello Hotéis – foi declarado vencedor para administrar o serviço.

As viagens foram retomadas, oficialmente, no dia 8 de dezembro de 1994. O Trem de Prata partia do Rio de Janeiro às 23h e que chegava em São Paulo por volta de 8h30.



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