Portal Solar: "Trem turístico movido a energia solar vai ligar a Argentina a Cusco, no Perú"


De acordo com a notícia recente da CANATUR (Câmara Nacional de Turismo do Peru), o primeiro trem movido a energia solar da América Latina irá ligar a província de Jujuy, no noroeste da Argentina até a região de Cusco, no Peru. O projeto teve início no ano passado e será concluído ainda este ano, o trem recebeu o nome de “Tren de la Quebrada“.

O portal de turismo divulgou que é estimado que até agosto, o primeiro trecho da ferrovia seja entregue. A rota irá unir a região de Volcán com Purmamarca e Maimará, totalizando na mesma província, aproximadamente, 20 quilômetros. No futuro, a ferrovia pode chegar à Bolívia e também até a cidade dos Incas, Machu Picchu. No entanto, ainda não existe uma data concreta para a finalização de toda a rota.

O “Tren de la Quebrada“, primeiro trem solar da América Latina, de início, conta com apenas um vagão, capaz de transportar cerca de 240 passageiros. Por ser um trem turístico, a velocidade de operação será de e 30 quilômetros por hora. O percurso de Volcán a Maimará levará três horas. A viagem pode ser demorada, porém, conta com lindas paisagens.

Para operar com energia solar, o trem possui instalado no teto, alguns painéis solares fotovoltaicos, são eles que convertem a energia solar em energia elétrica. O investimento foi de aproximadamente 9 milhões de dólares. O projeto contou com especialistas e profissionais internacionais responsáveis pelo primeiro trem solar criado na Austrália: o Byron Bay. O trem solar australiano conta com um trecho de 3 quilômetros.


Comentários

Postagens mais visitadas