Nexo: "Os Trens que o Brasil perdeu"




Naquela noite de 1964, se alguém perdesse o trem saindo às onze da noite do Mercado Municipal, no centro de São Paulo, rumo à Serra da Cantareira, com famosa parada no Jaçanã, não haveria outro amanhã de manhã. Era a última viagem da Estrada de Ferro da Cantareira, que servia parte da zona norte da cidade e do município de Guarulhos. Nos meses seguintes, todo o leito dos trilhos que ligava o mercadão até o pé da Serra da Cantareira seria “pavimentado e transformado em avenida”.

“Com a saída do trem, às 20 e 5 de ontem (sic), os usuários da pequena ferrovia pagaram pela última vez o preço de Cr$ 30,00 a passagem. A partir de hoje, terão de pagar o dobro pela viagem de ônibus”, reportou O Estado de S. Paulo de 11 de novembro de 1964.

As velhas locomotivas a vapor ainda apitariam por mais um tempo no ramal que saía do mesmo ponto para ir até Guarulhos, fechado no ano seguinte. No total, a rede das linhas que serviam essa porção norte da Grande São Paulo chegou a ter 45 estações e paradas, incluindo um ramal até a base aérea de Cumbica.

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