Via Trolebus: "A história do trem 'aviões sobre rodas' que rodava entre São Paulo e Rio e outros dois estados"



22 de maio de 2020 20:23
Renato Lobo

Um trem de procedência húngara, que foi usado em trajetos interestaduais, e que era chamado de “aviões sobre rodas” mas que não era tão bom em aclives. Os chamados trens húngaros movidos a diesel, com quatro carros sendo dois deles motores, operaram em trilhos paulista entre os anos de 1974 e 1992. Foram usados nos trajetos entre a Estação da Luz, em São Paulo, ao Rio de Janeiro (D. Pedro II) e, depois, da Luz a Santos e da Luz a Rio Claro, esta última em um acordo entre a RFFSA e a Fepasa, que possuíam as linhas antes de depois de Jundiaí, respectivamente.


O site Estações Ferroviárias cita que uma reportagem sobre o material rodante no jornal “O Estado de S. Paulo” em 1973 descrevia-os como “aviões sobre rodas”. Mas depois de seu afastamento do trecho Rio-São Paulo, onde era preciso vencer a serra do Mar, o trem tinha problemas na tração, feita apenas em um eixo de cada truque dos carros motores. Por isso, prestaram serviços por apenas 4 anos, sendo após transferidos para a linha entre São Paulo e Rio Claro e também para a linha entre a Capital e Santos, deixando de operar nos anos 80.


Para ler a matéria completa clique em Via Trolebus.

Comentários

Postagens mais visitadas