Cargo Revista: "O maior túnel rodo-ferroviário do mundo ligará a Dinamarca à Alemanha em 2029"
O túnel sub-aquático conectará Rødbyhavn, na ilha dinamarquesa de Lolland (ligada ao resto do país por outros túneis), à ilha alemã de Fehmarn (ligada ao continente por uma ponte). Será edificado sob o Ferhmarnbelt, um estreito no mar do Báltico. Com 18 quilómetros, quatro vias para carros e duas para comboios, será o maior túnel com as duas vertentes – rodoviária e ferroviária – quando estiver finalizado, no ano de 2029.
Com um custo de 8,7 mil milhões de euros, o projecto da empresa estatal Femern A/S, será pago pela Dinamarca, com recurso a apoios comunitário. Esta futura infra-estrutura rivalizará assim com o famoso túnel de Gotthard, actualmente o maior túnel para comboios (passa por baixo dos Alpes suíços e mede 57,1 quilómetros de comprimento), com o túnel de Seikan, no Japão (o maior debaixo de água, com 53,9 quilómetros) e com o túnel rodoviário de Laerdal, na Noruega (que mede 24,51 quilómetros). No entanto, nenhum destes três combina a rodovia com a ferrovia.
Comentários
Postar um comentário