G1: "Trem que liga Brasília a Valparaíso levará 600 passageiros por dia durante testes"



Trem que liga Brasília a Valparaíso levará 600 passageiros por dia durante testes

Por G1 DF e TV Globo 13/01/2019 08h02

O serviço de trem de passageiros será utilizado em Brasília pela primeira vez no século 21 a partir de março, segundo o governo do Distrito Federal, a partir do lançamento da linha de VLT (veículo leve sobre trilhos) entre Valparaíso (GO) e a capital. A fase de testes com público vai durar de março a agosto. Neste período, serão duas viagens de 45km por dia, cada uma com capacidade para 600 pessoas: de manhã, o trem sairá de Valparaíso rumo à Rodoferroviária de Brasília; à tarde, fará o caminho inverso.

O volume de passageiros transportados na fase de testes corresponde a 0,75% da demanda estimada da região. Segundo o governo, 80 mil pessoas se deslocam diariamente entre Brasília e o Entorno Sul (Cidade Ocidental, Jardim Ingá e Luziânia e Valparaíso). O projeto tocado pela recém-criada Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana do DF estima que a viagem será realizada em aproximadamente 1h30.

Hoje, segundo passageiros, a viagem por ônibus ou carro de passeio entre estes dois pontos leva de 50min a 1h40 no horário de pico; sem trânsito, é possível fazer o trajeto em menos de 40min.

Comentários

Postagens mais visitadas