Agora Vale: "Ministro da Infraestrutura promete viabilizar o Trem Intercidades"



Ministro da Infraestrutura promete viabilizar o Trem Intercidades

Em uma primeira etapa, o ministro promete esforços para viabilizar as duas primeiras linhas, que vai ligar as cidades de Americana e Pindamonhangaba
O governador de São Paulo, João Dória, foi recebido na manhã desta quinta-feira em Brasília pelo ministro da Infraestrutura, Tarcízio Gomes de Freitas. A comitiva paulista busca junto ao governo federal tirar do papel três projetos importantes: o Ferroanel, concessão da rodovia Rio-Santos e o Trem Intercidades, que interessa especialmente para a população do Vale do Paraíba.

O projeto do Trem Intercidades (TIC) é do ex-governador Geraldo Alckmin, mas não teve solução de continuidade devido às trocas de comando na Presidência da República. Agora, porém, pode se tornar realidade porque vai ao encontro da política do presidente Jair Bolsonaro, que é a de revitalizar a malha ferroviária existente e promover a volta dos trens de passageiros no país.

O TIC pretende unificar por trens de média velocidade cinco regiões metropolitanas que formam a Macrometrópole Paulista: Região Metropolitana de São Paulo, de Campinas, Aglomerado urbano de Jundiaí, Baixada Santista e RM Vale do Paraíba.

A primeira linha parte de Americana, passando por Campinas e Jundiaí, com central em São Paulo, e segue até Santos. A segunda terá início em Sorocaba, passando também por São Paulo e seguindo até Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba. 


Para ler a Matéria completa clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas