ViaTrolebus: "Há 20 anos partia o último trem de São Paulo rumo a Presidente Prudente"


Antiga estação ferroviária de Presidente Prudente, hoje sede local do PROCON

Para falar desta ligação ferroviária, temos que primeiro lembrar da Estrada de Ferro Sorocabana fundada em 1872. A chamada linha tronco, entre São Paulo que ia até a cidade de Presidente Epitácio foi concluída em 1922 nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. Sobre a Fepasa, a gente deve fazer um vídeo só para ela porque esta historia merece.
As primeiras locomotivas que puxaram os trens de passageiros foram as locomotivas a vapor, que duraram até o início dos anos 1960 na linha-tronco. As diesel começaram a operar no final dos anos 1940 e as elétricas entre 1944 a 1999. Até Assis havia eletrificação, que chegou a seu ponto máximo nessa cidade no ano de 1966. Depois de Assis, esses trens passavam a ser tracionados por locomotivas.
Enquanto isso, a frequência dos trens foi diminuindo, e a concorrência com o transporte rodoviário foi ficando cada vez mais acirrada. Na década de 70, a Fepasa chegou a ter 39 trens de passageiros diários cobrindo todos os eixos geográficos de São Paulo e cidades de Estados vizinhos. Em 1998 sobrou apenas o trem São Paulo-Presidente Prudente com uma viagem que durava 15 horas. A passagem custa R$ 29,50, um pouco menos que a da viagem de ônibus: R$ 37,64 para sete horas na estrada.
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Estação de Presidente Prudente, 1960

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