O trem de alta velocidade São Paulo - Rio vai acabar com a Ponte Aérea?


Desde os anos 1960 o Brasil convive com a ideia que a indústria automobilística foi a força por trás da destruição das nossas ferrovias de passageiros. Agora uma matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo (01/junho/2013) aponta para outro "inimigo" dos trens: A ponte aérea Rio-São Paulo estará ameaçada assim que o TAV iniciar o transporte regular de passageiros na rota, afirmam especialistas consultados pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado.

Ainda segundo o Estado, "Dados da União Internacional de Ferrovias (UIC, na sigla em inglês) mostram que o trem de alta velocidade conseguiu abocanhar 45,6% do mercado na rota Madri-Barcelona em 2011, três anos depois de entrar em operação nesse trecho, um dos mais movimentados do continente. O mesmo ocorreu entre Osaka e Tóquio (Japão), Colônia e Frankfurt (Alemanha) e entre Paris e Lyon (França)".

Nem todos concordam: "O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, entende que a perda ocorrerá em um primeiro momento, quando passageiros testarão a nova opção, mas no curto prazo TAV e aéreas tendem a conseguir passageiros suficientes para a convivência entre os dois meios. "A princípio não estamos encarando o trem-bala como um concorrente."

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