Clube Amantes da Ferrovia - "Transiberiana: A maior rota de trem do mundo"




Parece loucura pensar que uma única rota de trem que pode levar dias para ser completada totalmente, não é mesmo? Pelo título acima você já deve ter imaginado que sim, uma rota assim existe, é a maior do mundo, e pode acreditar, até virou tema de filme! Com certeza você, um Amante da Ferrovia, já deve ter ouvido falar da icônica ferrovia Transiberiana. Famosa não apenas por seu tamanho, mas pelos belos trajetos que proporciona.

A Rússia, com seus 17 075 400 km², é o país com maior área de extensão do planeta. Isso contribuiu para a construção da ferrovia que faz conexão quase que de ponta a ponta do território russo. O país fica localizado no norte da Eurásia e faz fronteira com vários países – entre eles Mongólia, China e Coréia do Norte, que também fazem parte do percurso ferroviário.

Com 9289 km de extensão, a Transiberiana é a maior ferrovia do mundo, ligando Mongólia, China e o mar do Japão até a Sibéria, no extremo oriente da Rússia. O trajeto atravessa 12 regiões e 87 cidades russas. É o terceiro maior serviço contínuo do planeta, ficando atrás apenas das linhas Moscou-Pyongyang, com 10 267 km, e Donetsk-Vladivostok, com 9 903 Km, que utilizam outras ferrovias para serem completadas. Por ser bastante extensa, a rota abrange oito fusos horários diferentes.


Existem dois modos de se conhecer a Transiberiana, e nenhum deles deixa a desejar. O primeiro é o percurso tradicional, na rota que liga a capital Moscou à cidade de Vladivostok sem precisar sair das terras russas. Já a segunda opção, é por meio da rota que liga Moscou a capital chinesa, Pequim, passando pela Mongólia.

A diversidade das rotas permite aos turistas optar por um tour em todas as cidades onde o trem passa, aumentando o trajeto para cerca de 30 dias para ser completo. Ou podem escolher a opção "expresso", que é mais rápido e com poucas paradas, levando cerca de 15 dias para completar a rota.

Comentários

Postagens mais visitadas