To Go: "Viajar de trem pela Europa é uma boa?"



Vale a pena comprar tíquetes avulsos ou passes Eurail? Para quem é melhor viajar de trem pela Europa? Para qual itinerário? Responda as perguntas e abaixo e só pule para a questão seguinte em caso de resposta afirmativa. Se você chegar até o final deste post, sim, trem é a sua!
1. Você viaja leve?Esta pergunta está aqui em cima e não à toa. Viajar de trem pela Europa é muito confortável – não tem aquela burocracia de raio X e controles de passaporte dos aeroportos. Sem contar que as estações ficam em áreas centrais das cidades e não é necessário chegar com antecedência de um voo para pegar um trem. Porém, você vai ter que sacrificar as tralhas. Malas grandes e pesadas não vão bem com escadarias das estações e nem com o interior dos trens. Se você realmente gosta de levar a casa para viajar, um porta-malas de carro (com todos os inconvenientes que é dirigir – e estacionar – um carro nas cidades europeias) é mais a sua cara.

2. Você tem tempo?Vamos dizer que você queira fazer dois países em uma semana (para mim, mais do que isso é uma insanidade). Nesse caso, trajetos pontuais de trem podem ser ótimos – um TGV entre Paris e Amsterdã, por exemplo – e, eventualmente trechos menores dentro dos países. Neste caso, ir de trem é muito mais conveniente do que voar, mas não vale comprar um passe da Eurail, até por que mesmo nos passes globais alguns trajetos em TGV (especialmente na França e Itália) exigem uma taxa de reserva antecipada que não é barata. Mas para fazer “a Europa de trem” como mote da viagem então pense no mês de férias inteiro e considere comprar um passe.

Comentários

Postagens mais visitadas