O último trem regular de São Paulo
Fotos: Dagomir Marquezi
A estação da Luz, no centro de São Paulo, já foi ponto de partida e chegada de trens de passageiros para muitas partes do país. Com a destruição das nossas linhas e serviços, hoje a Luz - além de sua bela arquitetura - serve apenas a linhas de metrô e trens urbanos. A única exceção é a ligação entre São Paulo e Jundiaí, feita através de trens regulares da CPTM. É a última ligação ferroviária para passageiros entre dois municípios distantes do estado de São Paulo (excetuando os trens turísticos).
Estação da Luz
Os trens que saem da Luz não oferecem nenhum conforto. São feitos para transportar pessoas de pé entre uma estação e outra dentro do perímetro urbano de São Paulo. Seus bancos são laterais, não existe nenhum serviço a bordo. Os carros são tomados por vendedores ambulantes e pedintes que geralmente gritam demais. Os primeiros quilômetros em direção a noroeste oferecem o pior que São Paulo tem a oferecer: áreas degradadas, ruínas de bairros que não deram certo, sujeira.
A paisagem começa a mudar quando o trem passa pelo Pico do Jaraguá e encontra as primeiras áreas verdes. E o trajeto começa a ter uma cara real de viagem de trem. Passa pelas estações de Vila Aurora, Perus, Caieiras, (com suas paisagens meio fantasmagóricas), Franco da Rocha e Baltazar Fidélis.
Próximo à estação está o Museu da CPEF - Companhia Paulista de Estrada de Ferro. Mas este é um assunto para um próximo post.
Colaborou: Ricardo Dias (com o autor)
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