Trem da Morte: em documentário de 1994 escritora britânica atravessa o Brasil e a Bolivia por ferrovias

A escritora Lisa St Albin De Terán, apaixonada por trens
(Fotos: reprodução)

Um documentário produzido pela BBC em 1994 preservou a memória de uma das viagens mais populares do Brasil em todos os tempos, programa obrigatório na época para aventureiros e hippies. 20 anos atrás, a escritora (e fã de trens) Lisa St Albin De Terán atravessou o Brasil de leste a oeste sobre trilhos para a série britânica Great Railway Journeys. E embarcou no célebre Tren de la Muerte na Bolívia. Era possível ir do litoral brasileiro até a fronteira do Chile somente por ferrovias. 


Foi uma viagem difícil. Começou em Santos e subiu até São Paulo (minuto 5), onde mostra a Estação da Luz. Em seguida a escritora dá duas parada, uma no minuto 9 em Americana e a outra no minuto 12 em Cordeirópolis.


Em Bauru (minuto 14), Lisa transforma uma dificuldade no seu momento de maior conforto. A ferrovia enfrenta dificuldades técnicas e o serviço para passageiros é cancelada temporariamente. Mas a equipe da BBC consegue um carro exclusivo, com leitos e mesas de refeição. O carro é acoplado a um trem de carga e segue rumo ao estado do Mato Grosso do Sul.


No minuto 23, Lisa chega a Campo Grande e continua sua viagem no Trem do Pantanal, com passagens por Miranda (28) e Corumbá (38). Aos 41 minutos, embarca no  Expresso do Oriente (o "Trem da Morte") em Quijaro, na Bolívia. As imagens mostram que o trem não era tão precário quanto o nome sugere. Mas entrevistas com passageiros e cidadãos locais indicam as razões para o sinistro apelido: tráfico de drogas, descarrilhamentos frequentes e bêbados que decidem dormir nos trilhos.


Aos 44 minutos, Lisa chega a San José e enfrenta seu momento mais difícil. É decretada uma greve na empresa ferroviária. Ela é obrigada a cobrir o último trecho viajando de pé num vagão de carga durante uma noite inteira. Termina a viagem com um toque surrealista: a estação final em Santa Cruz de La Sierra é grande e moderna como um aeroporto. Mas está vazia por causa da greve.


Algumas palavras ditas em 1994 por Lisa de Terán neste documentário infelizmente foram proféticas: "Esta rede está se desmantelando rapidamente e poderá não existir mais até o fim do século". Este é o documentário da BBC na íntegra:


Agradecimentos a Claudio Poles.

Comentários

Postagens mais visitadas