Metrô no Brasil: 1 quilômetro de trilho a cada 40 anos

Foto: Edson Ricardo

O jornal Valor Econômico publicou ontem (26/maio/2014) uma matéria sobre as razões pelas quais os transportes ferroviários são tão maltratados e desprezados. Algumas das razões apresentadas na reportagem:

1) custo elevado de implantação

2) tempo de obra prolongado

3) complexidade do planejamento do sistema

4) excesso de burocracia

5) falta de vontade política em todas as esferas do governo

O governo federal prometeu grandes investimentos através do PAC, principalmente em transportes ferroviários urbanos, mas praticamente nenhum desses planos saiu da fase de planejamento. O resultado é que o Brasil não sai do lugar. E a necessidade de bons serviços ferroviários aumenta a cada dia.

A reportagem do Valor Econômico entrevistou o professor Márcio de Almeida D’Agosto, coordenador do Programa de Engenharia de Transportes (Coppe/UFRJ). Segundo o professor D'Agosto, a atual taxa de crescimento de metrô no Brasil é de apenas “1 km de metrô a cada 40 anos”. O país “teria de mais ou menos dobrar a capacidade existente a cada ano, por dez anos, para aí então chegar a algum lugar”.

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