Bem vindo a bordo


Viajar de trem é uma tendência cada vez mais forte no mundo inteiro. Porque é econômico, ecológico, prático, confortável e racional. A Europa está expandindo rapidamente seus já lendários serviços. O Japão estabeleceu o padrão há décadas. A China deu um show de empreendimento criando em tempo recorde uma rede ferroviária de alta velocidade. Países árabes e africanos também investem cada vez mais nesse caminho. Os Estados Unidos estão tentando correr atrás do tempo perdido.

O Brasil infelizmente pegou o trilho errado. Cometemos a estupidez de destruir nossa própria rede de trens de passageiros, que hoje se resume a poucas exceções. As tentativas de recuperar esse atraso não são seguras. O trem bala Campinas-São Paulo-Rio é um projeto muito criticado e pode nunca sair do papel. A volta dos trens regionais no estado de São Paulo depende de vontade política. Mesmo com esse panorama sombrio, a esperança continua para quem já teve a .

Este blog vai falar do Brasil, claro. Mas seu objetivo é manter viva a cultura do trem de passageiros, que floresce rapidamente no resto do mundo. É um blog de notícias e serviços. Bem vindo a bordo. O trem vai partir.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas